4.12.2007

Artesanato dos Açores

Desde sempre que o isolamento das ilhas obrigou os seus habitantes a lançarem mão àquilo que a terra lhes dava, como forma de superarem algumas das suas dificuldades do quotidiano.
Com a natural evolução dos tempos de que resultou, logicamente, uma grande abertura da Região para o exterior, que a aproximou significativamente do resto da Europa e do mundo, muito do que outrora constituía uma necessidade das suas gentes, representa hoje o rico artesanato açoriano, retratado em interessantes trabalhos de cerâmica, madeira, tecelagem, vimes e bordados “onde o sector dos texteis-lar representou 3,4% das exportações da Região Autónoma dos Açores entre 1993/95. As Empresas responsáveis pelo sector possuem um produto de qualidade que se adequa às tendências cada vez mais exigentes do mercado”, tendo o Bordado dos Açores já recebido a denominação de Produto de Origem de Qualidade Certificada.
Das mãos habilidosas dos artesãos nascem notáveis peças de materiais, formas e cores diversas, que fazem do artesanato dos Açores um rico conjunto de autênticas obras de arte, da arte engenhosamente imaginada pelos seus artífices.
São disso exemplo as graciosas e delicadas flores feitas com escamas de peixe, de papel, de penas ou de pano, ou os coloridos capachos de folha de milho e espadana, que em São Miguel se podem encontrar. Notáveis também são as trempes, as peneiras e as bandeiras bordadas do Divino Espirito Santo feitas na Ribeira Grande de igual modo, as magníficas e artísticas flores e outros interessantes trabalhos em miôlo de figueira ou de hortência, características das ilhas do Faial e Flores, são dignas peças do seu artesanato.
Eu irei aqui expor todos os meus trabalhos. Agradeço todos os comentários e sugestões.

2 comentários:

Isabel Maria de Sousa Câmara Negalha disse...

O meu pai Elias de Medeiros Negalha era afilhado do senhor António Rebelo Pimentel.Gostou muito de ver este blog. Era muito jovem quando deixou a Lomba da Maia e desde 1962 que deixou os Açores tendo vivido desde então no continente.

helena disse...

Sou uma grande admiradora e amiga da Sra.Helena muito gostei de ver o seu website os seus trabalhos de artesanato sao belissimos.Gostei de ver a loja onde muitas vezes fui fazer compras desde bem pequena.Eu sou a Helena Cordeiro filha do Manuel Cordeiro e DA Olivia do fim da Lomba. Vivo agora no Canada. Sou amiga do Jose Carlos e do Pedro passei muitos momentos da minha juventude na companhia sua e da sua familia. Gostaria de receber noticias de todos o meu email e helena_sciulli@hotmail.com mais uma vez adorei ver o seu blog.vou o mostrar aos portugueses que conheco no Canada. Adeus com muitas SAUDADES.........