

O Pico do Carvão, de onde se avista o mar da costa norte e sul da ilha, e nas proximidades da Lagoa do Carvão, do Canário e Rasa, e outras mais pequenas sempre envoltas pelo verde da natureza.
A Ponta do Escalvado, com o seu miradouro com panorâmica da costa oeste e sobre toda a região dos Mosteiros.
Poderá deslocar-se à Lomba da Maia e fazer uma visita à D. Helena Pimentel, Largo da Igreja Nº1. A D. Helena irá receber-vos com todo o gosto oferecendo um chá, produzido na sua própria quinta, e uns biscoitos feitos por ela! Humm...

Quinta da Familia Pimentel, Lomba da Maia (São Miguel - Açores)
Poderá sempre disfrutar da belissima Quinta sempre muito bem cuidada, graças aos cuidados do Srº José Manuel Pimentel.
Poderá adquirir o Registo do Srº Santo Cristo dos Milagres, os quadros feitos com flores de folha de milho ou ainda com escamas de peixe entre muitas outras coisas que a D. Helena possui na sua lista de trabalhos de artesanato da Ilha de São Miguel.
Registos do Srº Santo Cristo dos Milagres (Esq - Flores de folha de Milho Drt -Flores papel, flores de penas de pato, flores papel manteiga, flores papel de aluminio).
Aceitamos encomendas e-mail: artesanato.acores@gmail.com
Poderá ainda visitar a loja do Sr.º José Manuel, foi construida pelo seu pai António Rebelo Pimentel em 1936. É uma mercearia muito bem cuidada é única nas redondezas.
Mercearia do Sr.º António Rebelo Pimentel (Lomba da Maia)
A Lagoa do Fogo, no centro da ilha e situada dentro da cratera de um vulcão extinto, com águas transparentes, penínsulas e praias de areia branca, é uma reserva natural classificada. A Caldeira Velha, situada a meia encosta do vulcão da Lagoa do Fogo, é um pequeno lago onde corre uma Ribeira de água tépida, ideal para um banho relaxante, e uma caldeira fumegante dentro da mata.
A Lagoa do Congro, também no centro da ilha e a poucos quilómetros de Vila Franca do Campo vale a pena ir visitar.
O Pico do Ferro, rodeado de exuberante vegetação, e com várias cascatas, oferece uma vista deslumbrante sobre o Vale das Furnas. O Salto do Cavalo, pico elevado, oferece outra perspectiva do Vale das Furnas e da Vila da Povoação.
A Ribeira Quente, povoação de pescadores e com a sua famosa praia do Fogo em que na estrada de acesso se pode observar nascentes de água férrea e luxuriante vegetação.
O Vale da Furnas, situado a este da ilha, é uma enorme caldeira atravessada por vinte e duas fontes termais, é onde se situam a Lagoa das Furnas, a freguesia das Furnas, com o seu maravilhoso Parque Terra Nostra que é um conjunto de lagos, caminhos sinuosos, árvores centenárias e flores exóticas, e um lago-piscina de água termal, e as famosas Caldeiras das Furnas que são uma área de manifestações vulcânicas diversas, de onde brotam géiseres de água fervente e lamas medicinais, sendo a mais espectacular a caldeira de Pêro Botelho.
A freguesia das Furnas é um importante centro termal onde as águas das ribeiras e lamas sulfúricas das caldeiras são aproveitadas para tratamento de afecções das vias respiratórias, afecções reumatismais, aparelho circulatório entre outras.
A Lagoa das Furnas além da sua beleza tranquila, tem numa das suas margens, sulfataras vulcânicas, autênticas ?cozinhas naturais? onde se obtém o famoso cozido nas Caldeiras (enterrado no solo, em recipientes hermeticamente fechados).
As Estufas de Ananases situadas na Fajã de Baixo, arredores de Ponta Delgada, na Lagoa e em Vila Franca do Campo, são uma boa oportunidade de ver o método único de desenvolvimento desta cultura, produzindo frutos de incomparável qualidade.
A região de Nordeste, que como o nome indica, fica na zona nordeste da ilha, é, em termos paisagísticos das mais belas da ilha de São Miguel. Desde altas montanhas a grandes desfiladeiros onde correm várias ribeiras, deslumbrantes miradouros e pequenas aldeias que despontam entre o verde intenso das pastagens, é um local que convida a passar alguns dias, para visitar entre outros, a Serra da Tronqueira, o Pico da Vara (1.105 metros de altura), o miradouro do Salto da Farinha, miradouro da Ponta da Madrugada, miradouro do Pico de Bartolomeu, o farol da Ponta do Arnel, o porto da vila de Nordeste, a Praia de Lombo Gordo e os vários Parques Florestais.
2 comentários:
Parabéns pelo blogue, é muito interessante.
Tem artigos muito bons.
Penso que gostará de visitar o meu blogue www.innovareartesanato.blogspot.com e o meu site www.innovare.com.pt
Faço bijutaria com pedra regional (Açores) entre outras coisas.
muito lindo
Enviar um comentário