6.03.2007

Locais a Visitar em São Miguel

As Sete Cidades, a oeste, uma caldeira de 12 KM de perímetro com duas lagoas geminadas, a Lagoa Verde e a Lagoa Azul. No interior da caldeira a pitoresca povoação das Sete Cidades, com casas de arquitectura popular, verdes pastagens e um pitoresco jardim, com magníficas árvores, azáleas e hortênsias, é considerada paisagem protegida.



O Ilhéu de Vila Franca, situado em frente à vila com o mesmo nome, é um dos maiores atractivos da costa de São Miguel, no seu interior forma uma piscina natural perfeitamente circular. De Junho a Setembro, existem ligações diárias e frequentes, efectuadas de barco a partir do Cais Tagarete. Este ilhéu é considerado Reserva Natural.



O Pico do Carvão, de onde se avista o mar da costa norte e sul da ilha, e nas proximidades da Lagoa do Carvão, do Canário e Rasa, e outras mais pequenas sempre envoltas pelo verde da natureza.

A Ponta do Escalvado, com o seu miradouro com panorâmica da costa oeste e sobre toda a região dos Mosteiros.

Na Ribeira Grande, a zona das Caldeiras, pequeno conjunto de fumarolas e antigo estabelecimento termal, e também o Vale das Lombadas, onde brota a nascente da água mineral com o mesmo nome, numa zona considerada Reserva Natural. Para leste, a Praia dos Moinhos na freguesia de Porto Formoso, Praia da Viola na freguesia de Lomba da Maia e na Gorrena e Porto Formoso as Culturas do Chá.


Poderá visitar a Praia da Viola ainda na Freguesia da Lomba da Maia.


Poderá deslocar-se à Lomba da Maia e fazer uma visita à D. Helena Pimentel, Largo da Igreja Nº1. A D. Helena irá receber-vos com todo o gosto oferecendo um chá, produzido na sua própria quinta, e uns biscoitos feitos por ela! Humm...



Quinta da Familia Pimentel, Lomba da Maia (São Miguel - Açores)

Poderá sempre disfrutar da belissima Quinta sempre muito bem cuidada, graças aos cuidados do Srº José Manuel Pimentel.


Poderá adquirir o Registo do Srº Santo Cristo dos Milagres, os quadros feitos com flores de folha de milho ou ainda com escamas de peixe entre muitas outras coisas que a D. Helena possui na sua lista de trabalhos de artesanato da Ilha de São Miguel.

Registos do Srº Santo Cristo dos Milagres (Esq - Flores de folha de Milho Drt -Flores papel, flores de penas de pato, flores papel manteiga, flores papel de aluminio).

Aceitamos encomendas e-mail: artesanato.acores@gmail.com


Poderá ainda visitar a loja do Sr.º José Manuel, foi construida pelo seu pai António Rebelo Pimentel em 1936. É uma mercearia muito bem cuidada é única nas redondezas.


Mercearia do Sr.º António Rebelo Pimentel (Lomba da Maia)

A Lagoa do Fogo, no centro da ilha e situada dentro da cratera de um vulcão extinto, com águas transparentes, penínsulas e praias de areia branca, é uma reserva natural classificada. A Caldeira Velha, situada a meia encosta do vulcão da Lagoa do Fogo, é um pequeno lago onde corre uma Ribeira de água tépida, ideal para um banho relaxante, e uma caldeira fumegante dentro da mata.


A Lagoa do Congro, também no centro da ilha e a poucos quilómetros de Vila Franca do Campo vale a pena ir visitar.


O Pico do Ferro, rodeado de exuberante vegetação, e com várias cascatas, oferece uma vista deslumbrante sobre o Vale das Furnas. O Salto do Cavalo, pico elevado, oferece outra perspectiva do Vale das Furnas e da Vila da Povoação.

A Ribeira Quente, povoação de pescadores e com a sua famosa praia do Fogo em que na estrada de acesso se pode observar nascentes de água férrea e luxuriante vegetação.

O Vale da Furnas, situado a este da ilha, é uma enorme caldeira atravessada por vinte e duas fontes termais, é onde se situam a Lagoa das Furnas, a freguesia das Furnas, com o seu maravilhoso Parque Terra Nostra que é um conjunto de lagos, caminhos sinuosos, árvores centenárias e flores exóticas, e um lago-piscina de água termal, e as famosas Caldeiras das Furnas que são uma área de manifestações vulcânicas diversas, de onde brotam géiseres de água fervente e lamas medicinais, sendo a mais espectacular a caldeira de Pêro Botelho.


A freguesia das Furnas é um importante centro termal onde as águas das ribeiras e lamas sulfúricas das caldeiras são aproveitadas para tratamento de afecções das vias respiratórias, afecções reumatismais, aparelho circulatório entre outras.

A Lagoa das Furnas além da sua beleza tranquila, tem numa das suas margens, sulfataras vulcânicas, autênticas ?cozinhas naturais? onde se obtém o famoso cozido nas Caldeiras (enterrado no solo, em recipientes hermeticamente fechados).

As Estufas de Ananases situadas na Fajã de Baixo, arredores de Ponta Delgada, na Lagoa e em Vila Franca do Campo, são uma boa oportunidade de ver o método único de desenvolvimento desta cultura, produzindo frutos de incomparável qualidade.

A região de Nordeste, que como o nome indica, fica na zona nordeste da ilha, é, em termos paisagísticos das mais belas da ilha de São Miguel. Desde altas montanhas a grandes desfiladeiros onde correm várias ribeiras, deslumbrantes miradouros e pequenas aldeias que despontam entre o verde intenso das pastagens, é um local que convida a passar alguns dias, para visitar entre outros, a Serra da Tronqueira, o Pico da Vara (1.105 metros de altura), o miradouro do Salto da Farinha, miradouro da Ponta da Madrugada, miradouro do Pico de Bartolomeu, o farol da Ponta do Arnel, o porto da vila de Nordeste, a Praia de Lombo Gordo e os vários Parques Florestais.

2 comentários:

Ondina Vieira disse...

Parabéns pelo blogue, é muito interessante.
Tem artigos muito bons.

Penso que gostará de visitar o meu blogue www.innovareartesanato.blogspot.com e o meu site www.innovare.com.pt
Faço bijutaria com pedra regional (Açores) entre outras coisas.

Anónimo disse...

muito lindo