4.15.2007

Loja António Rebelo Pimentel (Lomba da Maia)

Esta casa completou o ano passado 76 anos. É uma Mercearia que ainda mantém todos os utensílios do antigamente, faca do bacalhau, faca de queijo, maquina do petróleo, as gavetas das linhas, uma série interminável de copos (medidas) os frascos entre outros.
Nos anos 30 a loja do Sr. António Rebelo era o "Hiper" era a Farmácia, Centro de Saúde, o Banco ... . Passados 76 anos, esta lojinha apenas serve aqueles a que a memória não é curta!
Hoje em dia são muitos os turistas que aqui param, já não se vende muitos produtos alimentícios a não ser um queijinho de São Jorge e uns biscoitos da Ribeira Grande... agora o que se vende é o Artesanato feito por mim. Como os fregueses são pouco até há tempo para fazer da mercearia o meu atelier!
Aguardo pela vossa visita!













4.12.2007

Registo do Senhor Santo Cristo dos Milagres

Registo do Senhor Santo Cristo dos Milagres
1.750,00€

Trabalho efectuado manualmente.

Chapeus das Carvalhadas de São Pedro (Ribeira Grande)




Praia da Viola - Lomba da Maia














Artesanato dos Açores

Desde sempre que o isolamento das ilhas obrigou os seus habitantes a lançarem mão àquilo que a terra lhes dava, como forma de superarem algumas das suas dificuldades do quotidiano.
Com a natural evolução dos tempos de que resultou, logicamente, uma grande abertura da Região para o exterior, que a aproximou significativamente do resto da Europa e do mundo, muito do que outrora constituía uma necessidade das suas gentes, representa hoje o rico artesanato açoriano, retratado em interessantes trabalhos de cerâmica, madeira, tecelagem, vimes e bordados “onde o sector dos texteis-lar representou 3,4% das exportações da Região Autónoma dos Açores entre 1993/95. As Empresas responsáveis pelo sector possuem um produto de qualidade que se adequa às tendências cada vez mais exigentes do mercado”, tendo o Bordado dos Açores já recebido a denominação de Produto de Origem de Qualidade Certificada.
Das mãos habilidosas dos artesãos nascem notáveis peças de materiais, formas e cores diversas, que fazem do artesanato dos Açores um rico conjunto de autênticas obras de arte, da arte engenhosamente imaginada pelos seus artífices.
São disso exemplo as graciosas e delicadas flores feitas com escamas de peixe, de papel, de penas ou de pano, ou os coloridos capachos de folha de milho e espadana, que em São Miguel se podem encontrar. Notáveis também são as trempes, as peneiras e as bandeiras bordadas do Divino Espirito Santo feitas na Ribeira Grande de igual modo, as magníficas e artísticas flores e outros interessantes trabalhos em miôlo de figueira ou de hortência, características das ilhas do Faial e Flores, são dignas peças do seu artesanato.
Eu irei aqui expor todos os meus trabalhos. Agradeço todos os comentários e sugestões.